Quem sou eu

Minha foto
O Seminário Teológico EBNESR, cuja sigla significa (Escola Bíblica Nacional para Equipar Servos do Rei) existe desde 1998 e já formou e treinou inúmeros obreiros e obreiras de todo o Brasil. Está sempre com vagas abertas. Venha ser um aluno e aprenda a Bíblia com pessoas que amam a Deus e o nosso único Senhor Jesus Cristo. O Seminário é mantido pelas Igrejas de Cristo. Conheça-nos: http://www.igrejadecristo.com/quemsomos.htm

REGIMENTO INTERNO DO EBNESR



SEMINÁRIO TEOLÓGICO EBNESR
HÁ 13 ANOS FORMANDO OBREIROS EM TODO O BRASIL!
CNPJ.: 02.967.320/0001-40      Insc.: Isento

Rua Baronesa de Palmares, 190 - Boa Viagem

51030-110  Recife - PE. (81) 3341-6514 / 3342-5269


Regimento Interno
REGIMENTO INTERNO DO EBNESR

CAPITULO I
Das Disposições Preliminares

Art. lº - O presente Regimento Interno tem por finalidade disciplinar as atividades e o funcionamento do EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei delimitando e especificando as responsabilidades, atribuições e competências, visando aos objetivos teológicos de seus alunos.

CAPITULO II
DAS NATUREZAS E FINS

Art. 2º - EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei é uma instituição cristã de ensino teológico, com a finalidade de preparar pessoas para o serviço de Instrução e Evangelização do puro cristianismo do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo nas igrejas das cidades, vilas, comunidades, lares e em todo lugar, desenvolvendo também estudos bíblicos, cursos, aulas e pregações e todo serviço necessário ao bom ministério cristão dentro da sã doutrina de Cristo, tendo a Bíblia como única fonte divina de revelação.

CAPITULO III
DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA
DA ADMINISTRAÇÃO

Art. 3º - EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei terá suas atividades supervisionadas pela sua Diretoria, sendo o Presidente seu representante legal.
Art. 4º - É administrado por uma Diretoria formado pelo então Presidente Sr. Joseph Randy Short, pelos Professores-diretores Sr. Ricardo José Cavalcanti Sobral, Sr. Nilton C. Barretto e Sr. Álvaro C. Pestana , tendo como assessoria um conselho consultivo, e um Conselho Fiscal. E também colabora na sua administração um setor financeiro dirigido por Carlos Eduardo Cabral Vilas Boas, uma secretaria dirigida por José Aucélio da Silva.
Art. 5º - Compete a Diretoria do EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei representar, orientar, coordenar e zelar pelo bom funcionamento de todos os aspectos acadêmicos, espirituais, morais, sociais e administrativos do Instituto.
Parágrafo Um – Zelar pelos membros da Comissão do Conselho Consultivo e Conselho Fiscal, podendo mediante voto da maioria afastá-los do cargo se ocorrer uma das seguintes hipóteses:
a) Pedido voluntário de demissão.
b) Incapacidade moral ou doutrinaria.
c) Provada a ineficiência no cargo.
Parágrafo dois – A Diretoria do EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei reunir-se-á ordinariamente semanalmente (todas as segundas feiras) e extraordinariamente sempre que se fizer necessário.
 
Art. 6º - Compete à Diretoria:
a) Administrar o EBNESR em harmonia com os seus assessores imediatos e os professores.
b) Assessorar as Comissões.
c) Promover a vida acadêmica e espiritual da instituição.
d) Organizar e coordenar, com os professores e secretaria os cursos intensivos, regulares e especiais.
e) Gerir e decidir sobre os processos disciplinares regulares, resultantes de infração estatuária, em função do Estatuto do EBNESR.
f) Avaliar e submeter à discussão com os demais membros da diretoria da escola, os elementos de ações de cunho administrativo da instituição.

Art 7º - Compete ao Setor de Pedagogia ou Comissão Pedagógica
a) Examinar os processos de ingresso e afastamento de alunos.
b) Zelar pelo crescimento da qualidade dos cursos teológico.
c) Cuidar pela vida espiritual dos alunos.
d) Estimular e coordenar pesquisas de cunho teológico.
e) Promover culto e reunião de oração entre os alunos.
f) Realizar entrevistas e aconselhamento entre os alunos.
g) Cooperar e estimular com o desenvolvimento sócio-cultural do Seminário.


Art 7º - Compete à Secretaria:
a) Coordenar o preparo, publicação e divulgação de materiais didáticos e / ou devocionais e outras atividades de extensão, nomeadamente, nos Núcleos.
b) Organizar e manter sob sua guarda todo o arquivo da vida escolar e histórica da Instituição.
c) Dirigir o andamento das aulas.
d) Coordenar os serviços de registro escolar.
e) Coordenar todas as tarefas de ordem administrativa.

Art 8º - Compete ao Setor Administrativo Financeiro
a) Gerenciar todas as despesas e receitas do EBNESR.
b) Recolher as mensalidades e taxas de pagamentos feitos;
c) Recolher valores pagos de compras de lanches, livros, apostilas e demais materiais de competência do Seminário.
d) Apresentar balança mensal de adimplência e Inadimplência de alunos; e do orçamento geral do EBNESR.
e) Definir sobre descontos, bolsas e assuntos afins mediante decisão da diretoria;

Art 8º - Compete à Secretaria de Assuntos Gerais:
a)Manter a biblioteca em condições de perfeito funcionamento.
b) Supervisionar o uso do acervo existente.
c) Promover a compra de obras de interesse dos cursos por indicação de várias cadeiras.
d) Manter o setor de relações públicas de comunicação do Seminário com igrejas, entidades relacionadas, etc


DAS TAXAS ESCOLARES

Art. 9º - A fixação do valor das mensalidades e demais taxas é de competência da Diretoria do EBNESR e está disposta no Manual do Aluno.

DAS BOLSAS DE ESTUDOS
Art. 10 – O EBNESR incentiva as igrejas de Cristo a criarem bolsas de estudos para estudantes de teologia. Havendo disponibilidade através da grade de cursos semanais que ocorrem uma vez a cada mês, e desde que o aluno seja membro fiel da igreja de Cristo e possua carta de referência da igreja, e tenha disponibilidade para estudar durante as semanas programadas e mediante demais critérios pré-estabelecidos pela Diretoria desta instituição, conceder-se-á bolsas de estudos no sentido de que o aluno não pagará mensalidade, mas arcará com despesas de livros e apostilas referente as matérias do curso. O aluno que necessitar deste auxilio deverá dirigir-se á Diretoria do EBNESR e preencher o formulário destinado a esse fim.

A BIBLIOTECA

Art. 11 - O corpo docente e os alunos do EBNESR podem utilizar os serviços da biblioteca, seguindo normas e critérios estabelecidos pela Diretoria disposta no Manual do Aluno.
Art. 12 - A utilização da biblioteca terá por finalidade;
a) Proporcionar valiosa experiência social, pelo treinamento da responsabilidade que decorre da utilização de um bem comum.
b) Fornecer os elementos necessários a realização e enriquecimento dos trabalhos pedagógicos, consultas e pesquisas sobre Teologia.
Art. 13 - Regulamento de funcionamento da biblioteca:
a) Todos os discentes e docentes podem estudar na biblioteca.
b) Para haver a saída de um livro circulável será necessário a autorização e registro de saída, feito pelo bibliotecário e o pagamento de uma taxa referente ao aluguel do livro.
d) O prazo de devolução será de uma quinzena e o usuário que exceder esse tempo, será multado.
e) É vedada a retirada de determinados livros.

CAPITULO IV
DO CORPO DOCENTE
Art. 14 - O ensino é ministrado por professores, indicados pela Diretoria do EBNESR  e sempre formado por membros fieis da igreja de Cristo que estejam firmados na sã doutrina e com participação ativa na igreja.
Parágrafo um – Podem ser professores convidados pela Diretoria para darem cursos especiais.
Art. 15 – Membros da Diretoria também integram o corpo de professores do Seminário Teológico EBNESR.


CAPITULO V
DO CORPO DISCENTE
Art. 16 - O corpo discente é constituído dos alunos regularmente matriculados e dos alunos especiais.
Parágrafo um - Os alunos estão sujeitos a orientação do EBNESR na pessoa do Diretor e dos professores, integrando-se na vida acadêmica com o objetivo de adquirir o preparo intelectual e espiritual necessário ao exercício de um ministério eficaz.
Parágrafo Dois – Todas as normas de procedimento do aluno no Seminário estão dispostas no Manual do Aluno.

CAPITULO VI
DA ADMISSÃO E MATRÍCULA

Art. 17 - Serão admitidos no  EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei alunos regulares e especiais. No primeiro caso os candidatos se propõem a concluir um dos cursos oferecidos por essa instituição. Os alunos especiais serão aqueles admitidos para cursarem apenas uma ou mais disciplinas oferecidas. A admissão, em ambos os casos, se dará mediante a solicitação á Diretoria do EBNESR indicando o curso {para alunos regulares) e a disciplina (para alunos especiais) do seu interesse. Serão ainda exigidos os seguintes requisitos para a admissão dos alunos:
a) Carta de autoridade eclesiástica, a qual está sujeito o candidato, contendo as seguintes informações:
1 - Relato sobre o caráter cristão do candidato.
2 - Filiação denominacional e sua plena comunhão com a igreja.
3 - Corroboração da vocação do candidato para o ministério ou para o serviço cristão.
b) - Declaração de concordância com o regimento interno, Contrato e Manual do Aluno do EBNESR– Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Rei.
c) - A fim de cursar o nível superior do curso de TEOLOGIA a nível de bacharel, o candidato deverá ter o Ensino Médio Completo ou estar cursando. Alunos que venham a ser admitidos como matriculados para o curso de TEOLOGIA a nível superior e não tiver concluído o Ensino Médio só poderão receber o diploma de conclusão de curso após a conclusão do curso de Ensino Médio, e já deverão ser antecipadamente avisados de que não terão após o curso direito ao regime de convalidação.
d) – Para cursar o básico de TEOLOGIA, o candidato deverá ter no mínimo o primeiro grau, isto é, deve saber ler e escrever.
Parágrafo um - Poderão matricular-se candidatos de quaisquer igrejas evangélicas. O ingresso de alunos não evangélicos fica sob a avaliação e autorização da Diretoria do EBNESR.
Art. 18 - Os alunos admitidos no Seminário Teológico EBNESR, farão sua matrícula no período determinado pela Diretoria do EBNESR. Ficando vinculados ao curso escolhido. Esta matrícula será feita obedecendo-se os seguintes princípios:
a) O período de inscrição nos cursos será determinado pelo calendário do EBNESR.
b) A matrícula em qualquer disciplina só será efetuada após cumprimento dos requisitos necessários.
c) Ao final de cada trimestre os alunos farão sua re-matrícula para o período seguinte.
d) A falta de renovação da matrícula no final de qualquer trimestre, equivalerá ao abandono do curso com desligamento automático.
Art. 19 - No ato da matrícula o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Comprovante de pagamento da primeira mensalidade válida como matrícula.
b) Comprovante de conclusão de Ensino Médio completo.
c) Cópia - xerox da carteira de identidade e CPF..
d) Comprovativo de endereço (xérox).
f) Duas fotografias 2x2.
g) Preencher o formulário fornecido pelo(a) secretário(a) do EBNESR juntamente com o contrato do curso de TEOLOGIA.
Parágrafo um - Para admissão e matrícula de alunos de curso de Teologia Básico exige-se ficha de matrícula e cópia de RG.

DO TRANCAMENTO DE MATRÍCULA
Art. 20 - O aluno que, por motivo justo e devidamente comprovado, não puder freqüentar as aulas, poderá interromper seus estudos solicitando à Diretoria do EBNESR o trancamento de sua matrícula observando as seguintes normas:
a) O trancamento de matrícula será concedido apenas três vezes ao mesmo aluno.
b) Os períodos trancados implicam na perda total das taxas pagas anteriormente ao pedido de trancamento.

DO DESLIGAMENTO
Art. 21 - A Diretoria do Seminário Teológico EBNESR, cancelará a matricula de qualquer aluno nas seguintes situações:
a) Quando o aluno ausentar-se das aulas, sem justa causa, por período superior a (60) sessenta dias.
b) Exclusão da igreja.
c) Conduta incompatível com o padrão da instituição.
d) Testemunho social negativo.
e) Comprovada a incapacidade para o estudo.

DA TRANSFERÊNCIA
Art. 22 - Alunos de outras instituições congêneres poderão solicitar transferência para um dos cursos oferecidos pelo Seminário Teológico EBNESR, havendo vaga e nos prazos estipulados para a matrícula, mediante solicitação dirigida a secretaria do EBNESR munidos dos seguintes documentos:
a) Histórico Escolar.
b) Programa das disciplinas cursadas com as respectivas cargas horárias.
c) Guia de transferência expedida pela instituição de origem.
d) Carta da autoridade, á qual está sujeito o aluno, concordando com o pedido de transferência.
e) Declaração de concordância com o regimento interno, contrato e Manual do Aluno do Seminário Teológico EBNESR.
f) Documentos exigidos para a matrícula normal, conforme Art. 17.
g) Nesses casos não serão todos os cursos feitos em outra instituição que poderão ser aproveitados pelo Seminário EBNESR, mas a Diretoria analisará quais cursos poderão ser aproveitados e quais terão que ser re-feitos mediante caráter doutrinário.

CAPITULO VII
DOS CURSOS

Art. 23 - EBNESR – Escola Bíblica Nacional para Equipar os Servos do Reino oferece atualmente os seguintes cursos:

A) Curso de TEOLOGIA BÁSICO
NíVEL: A nível de 1º grau.
Duração: 3 meses
Objetivo:
 Dar conhecimento bíblico e teológico aos alunos que sentem motivação para exercer trabalho ministerial nas igrejas.
Carga horária: 33 a 35 h/aulas (15 aulas)

B) Curso de TEOLOGIA COMPLETO (A Nível de Bacharel mas na categoria de Curso Livre)
Nível:  Superior.
Duração: Três anos.
Objetivo:  Dar um conhecimento Bíblico, Teológico, Ministerial e Prático ao aluno em todas as áreas do serviço cristão.

Parágrafo um – O Seminário Teológico EBNESR poderá criar outros cursos, seminários e encontros dentro da sua finalidade.
Art.24 - A fim de habilitar pessoas para atividades eclesiais, o Seminário Teológico EBNESR, fornecerá:
a) Um ambiente espiritual e social para a complementação do caráter cristão.
b) Disciplinas, seminários e encontros para a formação teórica e conceitual.
c) Oportunidades para o ministério através de trabalhos práticos, visando a formação prática, isto é, o aperfeiçoamento de habilidades para o ministério.

Capitulo VIII
DO REGIME PEDAGÓGICO E DIDÁTICO

Art. 26 - Os professores levarão em conta, na ministração dos cursos, as seguintes orientações:
a) Não perder de vista o objetivo do curso de teologia, haja visto que não se pretende ensinar tudo ao estudante. Mas sim, pretende-se abrir sua visão para o campo da Teologia aplicada ao exercício do ministério ou a estudos posteriores, e a formar nele o hábito e a técnica do estudo para que, ao sair, então comece ele realmente a ser um fiel servo de Cristo e apto para ajudar as igrejas do Senhor de acordo com seus dons e habilidades e aprendizados adquiridos.
b) Despertar no estudante o senso da responsabilidade pessoal na sua própria formação espiritual e cultural.
c) Levar o estudante à formação da mentalidade de pesquisas dos problemas em pauta nas diversas disciplinas.
d) Ensinar o estudante a encontrar a bibliografia da matéria lecionada e saber usar os livros e apostilas tanto no que refere-se à aquisição de cultura como no que diz respeito à técnica.
e) Estimular o estudante a criar soluções pessoais e a evitar a pura repetição do que ensinam os autores ou o próprio professor.
f) Levar o aluno a não limitar sua produção ao necessário à aprovação nas matérias, mas a produzir com o objetivo de construir o fundamento de sua cultura durante o curso.
g) Incentivar o estudante a produzir trabalhos originais para serem dados à publicidade.
Art. 27 - O ano letivo é dividido em 4 períodos, isto é, em quatro trimestres: de Janeiro a Março, de Abril a Junho, Julho a Setembro, Outubro a Dezembro.
Art. 28 - A freqüência às aulas é obrigatória.
 
Parágrafo um - Não logrará aprovação na disciplina o aluno que comparecer a menos de (75%) setenta e cinco por cento das aulas ministradas durante o semestre.

Parágrafo dois - O aluno que ultrapassar o limite de (25%) vinte e cinco por cento de faltas durante o ano, por qualquer motivo, terá que repetir a matéria ou obter reposição de aulas com o professor.
Art 29 - A avaliação do desempenho do aluno se fará por meio de notas de (O) zero a (10) dez e seus décimos, atribuídos aos métodos de avaliação aplicado pelos professores e a freqüência.
Parágrafo um - São condições mínimas para a aprovação em uma disciplina:
a) Será aprovado nas disciplinas o aluno que obtiver uma média final igual ou superior a (7) sete.
b) O comparecimento a (75%) setenta e cinco por cento nas aulas dadas.
c) Para efeito do número de faltas, notifique-se que cada (3) atrasos
corresponderão a uma falta.

CAPÍTULO X
DA COLAÇÃO DE GRAU

Art. 30 - Poderá colar grau em sessão solene, o aluno que tiver cumprido cabalmente todos os requisitos exigidos pela direção da escola.
Parágrafo um - Para entrar em formatura o aluno deve estar em dia com a secretaria e tesouraria do EBNESR.
Art. 31 - Regulamento para as formaturas:
a) Os diplomas serão entregues em reunião solene, denominada festa de formatura, que será, por sua própria natureza, um culto de Ação de Graças a Deus.
b) O mestre de cerimônia de formatura será o Presidente do EBNESR ou alguém designado para esse fim.
c) O programa de formatura será organizado, conjuntamente, pela Diretoria do EBNESR  e uma Representação dos Alunos.
d) O modelo do convite para a formatura será escolhido pela Diretoria. Os alunos comprarão a quantidade que desejarem.
e) As becas poderão serem alugadas aos alunos ou se designar ternos para esse fim.
f) O paraninfo escolhido deverá ser um professor do Seminário que acompanhou a turma durante o tempo de estudo.
g) A data para a festa de formatura será sugerida pelo setor pedagógico e aprovada / fixada pela Diretoria.
h) A recepção (Buffet) fica a critério e organização dos alunos sob supervisão da Diretoria.

CAPÍTULO XI
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 32 - Este regimento poderá ser modificado pela Diretoria do EBNESR.
Art. 33 - Os casos omissos neste regimento estão dispostos no Estatuto, Manual do Aluno e Manual do Professor, e demais não mencionados serão resolvidos: - "os de natureza pedagógica e didática pelo setor Pedagógico do EBNESR, sob orientação da Diretoria do EBNESR" e os "de ordem administrativa pela Diretoria, sob orientação do Presidente do EBNESR".
Art. 34 - Este regimento entra em vigor na data da sua aprovação.
Recife, ___ de _______ de 2011
A Diretoria do EBNESR